menos casa, mais jardim

Resolvi que quero uma casa pequena. Resolvi isso hoje, quase agora.

Resolvi porque conheci o The Dumpster Project e fiquei encantada pelo professor que foi morar numa lixeira de 3m². Mais ainda, fiquei encantada pela “casinha” dele. Tem um colchão confortável, tem um teto que abre (gente, o teto ABRE!), e tem uma hortinha. Pra que mais que isso? É claro que é fácil falar sobre essas coisas sentada no sofá de uma casa com fogão, geladeira e banheiro, mas vale lembrar que passar 3 dias em uma barraca de 1,70 m de altura está entre as experiências mais legais que eu já tive.

Tudo bem, eu não vou morar em uma lixeira, nem numa barraca pra sempre, mas questionar suas próprias necessidades e posses é um tanto interessante. Podemos falar sobre nosso estilo de consumo, podemos falar de desigualdade social, podemos falar da exploração de recursos naturais, podemos citar filosofias e religiões, e o pouco vai ser sempre mais razoável. E ainda assim é chocante quando alguém prefere não ter alguma coisa.

Talvez amanhã eu volte a querer uma casa grande, mas talvez, quando eu a tiver, eu decida tirar metade das paredes pra poder plantar um jardim. Ou talvez eu coloque o que mais goste em um trailer. Enquanto isso eu vou namorando essas aqui.

3 comentários sobre “menos casa, mais jardim

  1. Me apaixonei por esse tumblr ! Moro em 18m², que é o que me permite meu e$tatus de estudante. E, sinceramente, depois de quase 5 anos passados aqui dentro, também resolvi que quero uma casa pequena. Aprendi a desapegar, alias acumular tralha demais me deixa angustiada. No entanto, sei também que preciso de um balcão, ou no melhor dos casos um jardim, que são as unicas coisas das quais sinto falta no micro-apertamento…

    Curtir

    • Eu to mesmo fissurada por essa ideia, todo o conceito de sustentabilidade e percepção do consumo. Morar numa casa pequenininha parece ser bem mais confortável, mas olha só, o que não falta é ideia pra plantações em lugares pequenos. Aí não tem um espacinho que bate sol pra você fazer um jardim vertical? 🙂

      Curtir

  2. Pingback: Home, tiny home | ode to awesomeness

comente!