Nova York: a vida na grande cidade – Will Eisner

DSC02935

Sou nível iniciante em quadrinhos, mas por algum motivo resolvi pegar Nova York: A vida na grande cidade, de Will Eisner, na biblioteca e fui muito bem introduzida.

Eisner nasceu e viveu boa parte de sua vida em Nova York, e além de mandar muito no desenho, percebia a metrópole de uma forma muito interessante. Ele explica a cidade através da relação dela com as pessoas e, no fim, ela, a cidade, é também um personagem – porque às vezes, tudo se trata apenas do lugar onde acontecem as histórias.

Nova York é formado por quatro livros criados entre 1981 e 1992: A grande cidadeO edifício, Cadernos de tipos urbanos, e Pessoas invisíveis. São histórias simples, curtas (às vezes de apenas uma página), que mostra como a cidade faz parte de nós, como ela nos molda, e, mais de 20 anos depois, é difícil não se identificar com as imagens.

É quase que por luxo tanto detalhe nos desenhos, porque sabemos exatamente o que os personagens pensam e sentem. Nós já fomos eles em algum momento. Todos eles.

DSC02936

(Eu, por exemplo, tenho dificuldades em me imaginar vivendo longe dessa loucura)
O que eu provavelmente não vou saber explicar é a sensibilidade de Will Eisner ao tratar a indiferença e o interesse das pessoas, ao perceber o isolamento dos habitantes de uma metrópole lotada. Aparentemente cidade grande é tudo igual, só muda de endereço.
DSC02940_
Pode não parecer, mas as graphic novels são repletas de críticas à sociedade em vários níveis, afinal, também de problemas é formada uma cidade, mas estamos tão acostumados com a insegurança, com abusos, com o stress, o barulho, a sujeira, que nem nos damos conta que eles estão lá. Até vir um senhorzinho e, literalmente, desenha pra gente entender.
DSC02955_
No final dessa edição (publicada pela Quadrinhos na Cia., selo da Companhia das Letras) ainda tem um presentinho. Com algumas imagens “inéditas”, que não fizeram parte das publicações originais de cada graphic novel, está uma pequena homenagem à São Paulo, uma história de quando o Eisner visitou o Brasil (não duvido que seja baseada em alguma história real).

DSC02950

Pois é, se você não é da cidade grande e quer saber como é viver em uma, taí.

Alguém conhece mais alguma obra do Will Eisner pra indicar, ou algum outro quadrinho que eu devo ler pra poder passar pro nível básico? Aceito indicações.

Anúncios

5 comentários sobre “Nova York: a vida na grande cidade – Will Eisner

  1. nunca ouvi falar do autor mas a vida na cidade grande é bem conturbada mesmo.Sobre o meu ultimo post falando sobre aprender o francês, criar um grupo seria legal, por enquanto vou postando dicas de como aprender sem ter que pagar uma fortuna,obrigada pelas dicas.

    Curtir

  2. Pingback: Links de Domingo #3 – Música, maquiagem, tutoriais e mais! » MONSTERBOX

comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s