Aí eu fui lá e me formei

IMG_20150325_233142064Toma essa informação delicadamente na sua face

Faz tempo já, na verdade. Os fofos que seguem nos facebooks, instagrams e twitters da vida já sabiam. Eu achei que a primeira coisa que eu ia querer fazer seria postar fotos, textão, compilação de gifs no imgur, etc, mas quer saber? A primeira coisa que eu quis fazer foi pegar o meu diploma, o meu raio sustentabilizador e sair por aí atirando em todos os carros e chaminés e aterros do Brasil. Talvez tenha sido a emoção do momento, mas a minha carteirinha de agente salvadora do planeta serve pra quê senão sair por aí e salvar o planeta?
Infelizmente eu não tenho um raio, mas o imgur taí, então…

Se formar é de boinha, galerinha

Quando eu digo que me formei, o que eu estou dizendo é que a vida me passou de nível, de estudante para desempregada. Sabe qual foi a primeira coisa que eu aprendi quando me formei? Que pra você fazer alguma coisa em troca de dinheiro, ultimamente, um diploma de graduação é a ultima coisa que você precisa. Primeiro você precisa é de experiência. Muita experiência. E não adianta pensar “Ok, vou fazer qualquer coisa por enquanto pra me sustentar enquanto não acho algo na minha área”, porque pra ser recepcionista você precisa de experiência, pra ser atendente de loja você precisa de experiência, pra ser caixa de supermercado é só com experiência. E eu tenho experiência em receber emails de “seu curriculo não foi selecionado” mas curriculo não selecionado não sustenta ninguém. A segunda coisa que você precisa pra ter um salário é uma pós graduação. E o emprego um vai te pedir um diploma em engenharia de parafusos de plástico sustentável com acesso à internet. O emprego dois vai pedir um diploma em gestor do lado oeste do Oceano Pacífico durante o inverno no Saara. O terceiro é mais fácil, um mestrado em meteorologia da lua já pode ser o suficiente para você conseguir um emprego em assistente de supervisor do almoxarifado da fábrica de papel. Ou talvez eu só tenha escolhido um curso pouco incompreendido.

Reciclar é legal, pessoal

Mas isso aqui era pra ser um post legal, motivacional, inspirador (mentira, era só pra que vocês se orgulhassem de mim mesmo). Acontece que essa não é a vida. Eu poderia ter conseguido experiência durante a graduação, poderia. Fui capaz? nááá. E dói quando chegamos no último ano, no último dia, no último bandejão, percebemos que não aproveitamos quase nada do que a faculdade pode nos oferecer. Você pode estagiar, pode fazer iniciação científica, pode participar do centro acadêmico e ainda assim não vai ser o suficiente (não que eu tenha feito alguma dessas coisas). Isso porque a faculdade é um poço de oportunidade, e você nunca vai saber pra que lado ir. Você não vai aguentar mais depois da primeira semana de prova, mas depois de cinco anos de sofrimento vai acordar e pensar que faz só uma semana desde que você se matriculou.

88. Tirar pelo menos 8 no TCC

No fim você percebe que a maior besteira era achar que seus amigos da faculdade seriam as pessoas mais maduras e cultas já vistas, que os professores que você mais detestava ás vezes falavam as coisas mais inspiradoras, que jantar por R$1,90 era um ótimo negócio, que bateria de samba é uma coisa linda, e que você superou todos os finais de semestre e todas as vezes que você quis desistir dessa porcaria toda. E que existem vários outros cursos por aí, então bora prestar vestibular de novo, sim!

E que a natureza é linda, salvem a natureza
10 comentários sobre “Aí eu fui lá e me formei

  1. Ei! Primeiramente parabéns pela formatura! Segundamente obrigada pela visita! Haha

    Eu já me formei na faculdade, mas meio que me sinto uma fraude, porque meu curso é tecnólogo então me formei em metade do tempo da maioria das pessoas, acho que é por causa desse sentimento de fraude que tô pensando numa segunda graduação (ou porque eu não queria trabalhar na área do meu primeiro curso! #sinceridades) Pelo jeitinho do seu texto você se formou em Engenharia Ambiental ou algo to tipo, tô certa? Cara que coragem!

    E cá entre nós, o projeto de 5 coisas eu roubei de uma amiga minha haha porque nem sempre eu consigo achar uma coisa legal ou não consigo vencer a preguiça pra fazer um post e esses projetos são uma boa desculpa pra não largar tudo de mão, às vezes posso estar querendo explodir o mundo, mas me obrigo a sentar e escrever o post da semana porque senão eu não faço mais nada né? Esse povo que pede experiência pra recém-formados merece um peteleco na testa né? Como eles querem experiência se ninguém DÁ a experiência pra gente em forma de emprego? #ai #vida

    Boa sorte na corrida contra o desemprego! Eu tô na mesma e sei que não é fácil! (:

    beijos

    Curtir

    • Quaaaaase, me formei em Gestão Ambiental, que é menos exata e mais uma mistureba de tudo que existe, ahahah
      Pois é, é o que eu digo, não sei o que acontece com essas empresas. Na época da faculdade eu via até estágio exigindo experiência, vê se pode? Boa sorte pra gente.
      Ah, eu acho superlegal, acho que vou roubar de você também, hein. Eu tentei começar projetos pra me forçar a escrever também, mas largo de qualquer forma, ai resolvi me aceitar assim mesmo.
      Brigadinha por passar aqui 🙂

      Curtir

  2. Parabéns pela graduação! Nossa super concordo com seu post. TODAS as vagas que eu queria me candidatar pediam experiência em umas coisas super nada a ver. Ou então era tipo: basta ter o ensino médio, mais de 18 anos e experiência comprovada de pelo menos 1 ano. TIPO WHAT? Como assim gente. Haha E quando eu finalmente achava alguma que não precisava, eu não era selecionada. Um saco! 😦 Boa sorte pra gente e todo mundo que tá assim! Haha

    http://fernandamrgd.blogspot.com.br/

    Curtir

  3. Parabéns de novo mulherrr!
    Concordo com muito do que você escreveu e digo mais, além do diploma e da experiência ainda tem que saber “se vender” cada vez mais. Não sei se é impressão minha mas acho que em tempos de divulgação e acesso à informação global (vulgo Internet), autopromoção é a chave. Choremos juntas, fiz brigadeiro.

    Curtir

  4. Eu sei que não deveria, mas tô rindo dos gifs, da tragédia que é precisar de experiência e a única experiência é “em receber emails de ‘seu curriculo não foi selecionado'” e, principalmente, porque me identifiquei com todos esses dramas mesmo com um curso nd a ver com o seu! ¯\_(ツ)_/¯

    E parabéns pela formatura =)

    Curtir

  5. ESTOU MORRENDO COM ESSES GIFS.

    pronto, passou.

    gata, vai por mim: tô com 26 e duas faculdades no cv, INÚMEROS “não obrigada, vc não tem experiência”, mas…. UMA HORA DA CERTO. confia na tia, aqui. uma hora surge uma vaga que um anjo pensa “nem todo mundo tem experiência”, “vamos dar uma chance pra essa linda recém formada”, “precisamos de um escravinho que aceite receber R$ 13 dilmas de salário” (maior verdade ¬¬). Uma hora acontece, e ai você vai poder colocar esse trabalho como experiência para procurar o próximo trabalho e TUDO VAI DAR CERTO.
    Confia.

    (adorei o blog!)

    Curtir

comente!

