Segunda sem carne #2

Dando uma pesquisada no tema, encontrei vários números diferentes relacionados à produção de carne no Brasil. Os dados de extensão do território para pastagem, por exemplo, variou entre 150 a 220 milhões de hectares. Os número, entretanto, não significam muito para mim, porque eu não sei quanto é 70 milhões de hectares de diferença, mas eu imagino que seja bastante (um hectare é igual a 10 mil m², então imagina). Ótimo que os animais aqui no Brasil sejam criados em pasto? é, é mais ou menos, vai. Acontece que ainda se desmata pra criação de pastagem, trocando florestas inteiras por um espaço enorme destinado aos animais, ou melhor, à produção de alimento animal. Não acho que seja o caso, mas se for preciso até posso comentar a importância das florestas pro mundo de forma geral. Considere isso somado ao espaço usado para a plantação de soja que alimentará esses animais, mais a água necessária durante o processo (por volta de 15 mil Litros). Não é a toa que a pecuária é considerada uma grande culpada pelo aquecimento global.

Enquanto isso, podemos ver no dia-a-dia, uma enorme e ferrada crise da água; a clara falta de espaço dentro das metrópoles, onde a cidade cresce verticalmente; desnutrição e fome, mesmo que haja um açougue e uma franquia da rede de fast-food do palhacinho a cada esquina. Alguma coisa não faz sentido aí. Agora imaginem, por exemplo, que a gente possa tirar o produto final, e transformar o produto secundário no final: ao invés de dar soja pras vaquinhas, a gente come a soja. Se o espaço necessário para plantar um pé de soja é muitas vezes menor que o necessário para plantar criar um boi, se a água necessária é menor, se o tempo de espera é menor, podemos afirmar que o preço desse produto no mercado, seria bem menor que o do outro. Se os nutrientes da soja basicamente substituem os da carne, ou ainda que seja preciso alguns outros produtos agrícolas para garantir uma ótima nutrição, seria errado afirmar que temos uma boa melhoria para a desnutrição no país? Eu acho que não. E então seria uma falácia afirmar que o mercado é responsável pelos problemas de desenvolvimento e pela desigualdade social?

Strogonoff de abobrinha

IMG_20150804_201611258__

E aí, na semana passada, a JoCoeli deixou um comentário fofurito dizendo que gosta de strogonoff de abobrinha. É o que? Strogonoff de abobrinha? Eu nem sabia que existia coisa dessa! Existe, gente, e não é que é ma-ra-vi-lhoooooo-so o treco? Eu devia ter pedido pra ela passar a receita dela (e aliás estou pedindo, você Jo, e você outro leitor, passe sua receita sem carne predileta), mas achei por aí na internet. É facílimo, ó. Começa no mesmo esquema, refogando a cebola picadinha, enquanto corta a abobrinha em pedaços (não necessariamente pequenos), pra logo depois juntar na panela com a cebola e um pouquinho de sal e deixar a abobrinha refogar também. Quando estiver com cara de não-crua, coloca uma caixinha de creme de leite, noz-moscada, e um pouquinho de mostarda pra ficar com um gostinho mais picante. É só isso! Sim, juro. Eu também fiquei chocada, e não queria parar de comer nunca. Obrigada pela dica, Jo, eu te abracei mentalmente naquele momento. ❤

2 comentários sobre “Segunda sem carne #2

  1. Ah! que coisa fofa vc…Coisa deliciosa esta sua receita que é diferente da minha …eu vou testar a sua tb;)
    Coloque o azeite na panela.
    Refogue a cebola no azeite até ficar douradinha
    Pique as abobrinhas em cubinhos e refogue junto com a cebola( eu coloco tb um tomate picadinho) e sal.
    Quando a abobrinha estiver com carinha de não crua(rs…adorei!), acrescente catchup, mostarda e creme de leite.
    Assim quer ferver acrescente a cebolinha verde e o orégano (ou não).
    Sirva com arroz branco ou integral e batata palha.
    Fica tudo de bom!
    Um bj e já me sinto abraçada:)
    JoCoeli

    Curtir

comente!

